segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vigo Transforma

.
O Vigo Transforma pola tarde: lots of SO(u)L

Si que promete este verão de concertos no arrabaldo do sul! A primeira grande cita chegou com o Vigo Transforma da passada sexta feira, 9 de Julho (o festival continuava o dia seguinte, mas eu já não puidem acudir por ter uma comunhão em Paradela e um aniversário em Sada; afortunadamente o dia bom era sem dúvida o primeiro, e este não mo perdim). O lugar escolhido foi o peirao de trasatlânticos, onde se colocárom 2 escenários frente a frente. Ao não solapar os concertos, as demoras habituais nestes casos fôrom minimizadas, e de feito a puntualidade foi a nota predominante. Certo que outros aspectos não estivérom tão bem organizados: ao entrar formárom-se filas intermináveis para comprar os tickets de bebida, filas que segundo avançava o tempo se fôrom dissipando... para se trasladar aos mijadeiros, claramente insuficientes.
.

Mas chega já de detalhes organizativos, imos falar da música que é o que importa. Abriam às 19:00 Triángulo de Amor Bizarro; como era previsível dado o cedo da hora, apenas puidemos escuitar deles algo de ruído mentres nos achegávamos ao recinto. Para quando entramos já estava tocando outro grupo, ao que me custou reconhecer como o de Devendra Banhart. Eu, que não escoitei ainda os seus últimos discos, contava com ver um hippie de barba e melena imponentes, ataviado com sandálias e se cadra uma túnica, tocando hinos cósmicos com uma guitarra acústica... e atopei-me em lugar disso com uma rock star capitaneando um combo de glam-pop. Dificilmente se podia reconhecer neste Devendra ao dos inícios, mais alá de alguma canção onde tirava um pouquinho cara o folk, ou quando alguma inflexão na voz lembrava o cantautor que foi. Tenho que dizer que a surpresa não foi para nada negativa (temas discotequeiros incluídos). Valente evolução a deste tipo.

Rápido câmbio de escenário para ver a Jeff Tweedy. Tocou só; ou melhor dito, acompanhado por média dúzia de guitarras, um cámara pesado e uma chirriante bandeira espanhola que não sei que caralho pintava ali. Se cadra é a forma que tem este home de fazer-se querer, uma forma tão sutil como se regalasse dinheiro (mas, polo que a mim respecta, muito menos efectiva). Enfim, apesar desse detalhe hortera-patriótico e da nula interacção com o público, o concerto foi de nota. Adicou-se a repassar os grandes temas de Wilco, e com tal repertório não podia falhar. A gente desfrutou de canções como "Hummingbird", eu agradecim que tocara "A shot in the arm" do Summer Teeth... enfim, nada mal para ser o mau de Uncle Tupelo (esses si que eram uma boa banda :-P )
.

A seguir tocavam uns que tinha muita gana de ver: The XX, uma das sensações da tempada indie 2009, na que entregaram um disco mui disfrutável. Novinhos e pálidos, não pareciam moi cómodos, e o seu revivalismo dos Young Marble Giants gerou divisão de opiniões. Uma maioria oscilava entre o "psé!" e o "buf!"; mas eu, a dizer verdade, ponho-lhes um aprovado (sem passar-se): reproduzírom aceitavelmente o seu disco, e, a falta de algo novo ou especial, transmitírom a fragilidade que se desprende das suas gravações. Cousa curiosa fôrom Fanfarlo, aos que nunca escoitara, e dos que só sabia que "soam parecido a Arcade Fire ou Clap Your Hands Say Yeah". Abofé! Não é que se pareçam, é que mesmo aparentam ser uma banda de homenagem aos canadianos. Um dos primeiros temas era um calco de "Lies" mais alá de qualquer dúvida razoável. E o resto do concerto, polo estilo... não é que soassem mal, ao contrário, mas não sabíamos mui bem como reagir ante tal "exercício de estilo". Veu o turno despois de Love of Lesbian, banda espanhola que conta com um exército de seguidores sem que eu me dea explicado o porque. Pareceu-me dos concertos mais frouxos da noite; igual é que não lhes dou pilhado o ponto.


E já quase para rematar vinham Os Mutantes, outro dos momentos mais agardados ainda que não soubesse moi bem que esperar deles. Seguramente não moito, a verdade... e ao começo parecérom confirmar essas modestas expectativas, pois o som deixava bastante que desejar. Mas a cousa foi melhorando, e para quando tocárom temazos como "A minha menina" ou "Baby" já estávamos desfrutando sem paliativos. A cousa não decaeu em nengum momento; ao contrário, parecérom crescer-se e oferecérom um autêntico recital técnico, amosando que a sua música continua bem viva. No bis, um apoteósico "Bat Macumba" que nos serviu de inmelhorável feche para o festival (como o dia seguinte havia que madrugar decidimos passar dos para mim desconhecidos Mike Snow).

Sem comentários: