terça-feira, 26 de abril de 2011

O Trilho da Águia do Sarilhão



Vimos de passar as férias numa casa rural na freguesia de Ventosa, concelho de Vieira do Minho. Um prato forte desta estadia, para a que nos juntáramos 15 amigos, iam ser os roteiros: a cercania do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) prometia abundância de paisagens por descobrir. Infelizmente, o mal tempo impediu-nos sair caminhar tanto como pensáramos; mas ainda assim, puidemos fazer um percorrido bem fermoso: o chamado Trilho da Águia do Sarilhão.
.

.

É-che uma pequena rota que percorre o devandito parque pola zona Sul do encoro de Vilarinho das Furnas (concelho das Terras de Bouro), na parte alta do rio Homem, à sua vez afluente do Cádavo.

.


Ainda sendo relativamente curta (menos de 9 kms) e plana, esta rota permite desfrutar de paisagens variadas. Ao começo, ao pouco de deixar atrás o povo de Campo do Gerês, passamos polo típico monte inçado de toxos e uzes, como se vê nas fotos anteriores...

.

... enxergando também alguma que outra fervença. Enseguida chegamos ao encoro, do que se tenhem umas vistas espléndidas.


A partir de aqui continua-se um pedaço pola beira do encoro, adentrando-se em zonas boscosas.
.



Neste trecho está-se a seguir a chamada Geira, a Via XVIII ou Via Nova romana, que vai de Braga a Astorga. De aí que se atopem cousas como esta:
.



Figemos uma parada para comer despois de botar a derradeira olhada ao encoro. A partir de ali a rota seguia um cacho pola estrada, e aginha se separava para subir ao povo de Campo do Gerês, ao que se chega polo lado oposto ao que percorréramos antes.



A verdade é que neste ponto nos confundimos de caminho e fomos até o ponto de partida (o museu etnográfico de Vilarinho das Furnas) polo mesmo caminho que seguíramos à ida, aforrando assim algum kilómetro.



Resumindo, foi um percurso bonito e fácil, é dizer, moi recomendável. Outro argumento a prol da velha tese arvorícola de que algumas das partes mais fermosas da Galiza som as das costuras, é dizer, as das fronteiras que lhe impuxérom ao Leste e ao Sul :-)


Sem comentários: